Se sua central não está se conectando ao Cloud ou à empresa de monitoramento via Ethernet (Cabo de rede), neste documento vamos ver vários procedimentos para resolver este problema.
Verificando as programações de conexão
Se sua central não consegue se conectar ao Cloud Intelbras e você já tentou fixar o endereço IP da nuvem na sua central e mesmo assim ela ainda não conectou. Então acompanhe este Guia para saber outros testes a se fazer.
Caso você queira confirmar as demais programações necessárias para comunicação com o Cloud ou com uma empresa de monitoramento, veja os vídeos a seguir:
Conectando sua central ao Cloud Intelbras
Conexão entre central e Receptor IP(monitoramento)
Testando a rede Interna e IP da central
Primeiro, verifique qual o endereço IP a central obteve na rede, pelo teclado dentro da programação com a senha do instalador (padrão 9090):
Enter + 9090
Digite o comando e anote o endereço que aparecerá:
Enter + 8120 + Enter
Obs.: Se ao consultar o IP da central ele estava “Zerado” Verifique se o cabo de rede e porta do Switch ou roteador conectado a central estão funcionando, como por exemplo conectado o cabo de rede que estava na central em outro no computador
Se o Computador utilizando o mesmo ponto de rede da central, conseguir acessar a Internet quer dizer que realmente há algum problema na central. Neste caso verifique o item: Quando a central não conecta na rede Interna (LAN).
No computador com Windows abra o CMD(prompt de comando) do computador que deve estar na mesma rede central e execute o comando:
Ping IP da central
Caso você obtenha resposta, isso quer dizer que a central está devidamente conectada na rede, mas se mesmo assim a central não comunicar com o Cloud, neste caso faça um teste fixando as configurações de máscara de rede e gateway da central, para isso:
Faça os seguintes comandos em programação com a senha do instalador(padrão 9090) Verifique e anote o endereço de IP que a central possui.
Enter + 8120 + Enter
Verifique e anote a máscara de rede da central de alarme.
Enter + 8130 + Enter
Exemplo de máscara de rede da central
Verifique e anote o endereço de Gateway da central de alarme
Enter + 8140 + Enter
Por fim, desabilite o DHCP da central desmarcando a opção 1 do seguinte comando:
Depois insira os servidores DNS para auxiliar na Conexão, vamos cadastrar os servidores Open DNS, que em testes auxiliaram na conexão com o Cloud, dentro do modo de programação digite para cadastrar o Servidor 1:
Enter + 8151 + Enter > 208.067.220.220 + Enter
Em seguida para o servidor 2:
Enter + 8152 + Enter > 208.067.222.222 + Enter
Saia de programação com a senha do instalador(padrão 9090), no teclado pressione a tecla 9 por três segundos para ver se a central voltou comunicar-se com o Cloud:
Se a central ainda não se conectou, altere a porta de conexão para a 8080, para fazer isso, volte à programação com a senha de instalador, e digite o comando:
Se após todas as alterações a central continuar desconectada, orientamos que você contate o seu Provedor de internet para verificar se há algum problema com o DNS da rede ou bloqueio para os endereços do CLOUD ou DNS’s das empresas de monitoramento.
Quando a central não conecta na rede Interna (LAN)
Caso não consiga resposta no comando pelo CMD mesmo após ter fixado seu endereço IP, pode haver algum problema na rede Local (até mesmo Físico), então faça os testes de cabo recomendados também no caso de IP zerado.
Coloque o cabo utilizado na central em um computador, caso seja um notebook, ou um computador que possua placa de rede Wi-fi, tenha certeza desta conexão estar desabilitada, para assim testarmos a conexão de Ethernet cabeada.
Se o Computador conseguir acessar a Internet naquele ponto, em que a central não conseguia, isso quer dizer que realmente há algum problema na central. Neste caso faça o Reset Geral e reinicie o equipamento. Para isso, entre em programação com a senha do Instalador “Padrão 9090” e insira o comando:
Enter + 0000 + Enter
O teclado irá se apagar enquanto a central é reiniciada, após ela voltar é bom confirmar as configurações de comunicação, pois todos os parâmetros da central voltam para o padrão de fábrica e pode ser preciso configura-los novamente.
Se após todos estes testes a central insistir em não se conectar à rede pode existir um defeito na central de alarme, neste caso aconselhamos que ela seja encaminhada à assistência técnica mais próxima onde ela será analisada e se houver algum defeito o mesmo será resolvido.